Alunos da Escola Bom Pastor obtém boa colocação na Mostra Brasileira de Foguetes

Na manhã desta quinta-feira, dia 09, alunos do Escola Bom Pastor receberam uma premiação pela participação na 49ª Mostra Brasileira de Fogutes, realizada entre os dias 06 e 09 de novembro no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí – Rio de Janeiro. Sob coordenação das professoras Cíntia Tamara Schoeler e Gabriele Rúbia Model, os alunos Lucas Ludke da Silva, Raquelly Schneider Carniel, Thaís Hillebrand Link, Valentina Hahn Drum e Larissa Thaís Gottschalk receberam a premiação em tom de alegria e emoção, por terem ficado entre as 10 melhores equipes.

A Mobfog (Mostra Brasileira de Foguetes) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes montados com garrafa PET, a partir de uma base de lançamento construída com canos de PVC. O lançamento ocorre devido à água e ao ar pressurizado que os estudantes inserem na base de canos de PVC, através de uma bomba de encher pneus de bicicleta.

Nesta competição, os foguetes e bases de lançamentos foram construídos pelos alunos individualmente ou em equipes de até três componentes, contando com a orientação das professoras.

Todos os anos, estudantes de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais, podem participar do evento que ocorre junto com a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Os estudantes participaram nas suas escolas com competições de lançamento dos foguetes e os melhores alcances, superiores a 100 metros.

BREVE HISTÓRICO

A Escola Bom Pastor iniciou a sua participação nesta olimpíada em 2018, porém os lançamentos não foram classificados para a etapa nacional pois não superaram os 100 metros.

Já em 2019, foram continuadas as competições a nível de escola e obtido um lançamento superior a 100 metros, que foi classificado para a etapa nacional. Nesta competição nacional, o lançamento atingiu 141,4 metros e foi premiado com o 1° lugar da região Sul do Brasil.

Já em 2022, com o retorno das aulas presenciais após a pandemia, foi continuado o projeto com os estudantes de 6° a 9° Ano e duas equipes se classificaram para a etapa nacional. Nesta etapa, que ocorreu no início do ano de 2023, os estudantes do Bom Pastor conseguiram superar os incríveis alcances de 294,6 metros e 199,7 metros.

Foto: Divulgação

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato