O projeto de pavimentação da Rua Aloísio Artur Mombach, em Arroio Paixão, teve mais uma etapa nesta semana, com a entrega de ofícios para 31 deputados federais e três senadores da bancada gaúcha em Brasília. A solicitação é de uma emenda conjunta de R$ 20 milhões para pavimentar os 10.670 metros de estrada, da Vila Olinda até a Linha Temerária, criando assim uma alternativa pavimentada para a BR-116.
“Nos últimos meses tivemos diversos fechamentos da BR-116 por causa das chuvas. Hoje ficamos na dependência de estradas não-pavimentadas, que também são danificadas nesses dias chuvosos e ficam sem condições de receber tanto movimento. Isso comprova que há uma necessidade urgente de criarmos vias alternativas pavimentadas”, sustenta o prefeito Jorge Darlei Wolf, que fez a entrega dos 34 ofícios junto com a presidente da Câmara Municipal, Kátia Zummach e dos vereadores Daniel Michaelsen e Egon Ackermann.
Ainda conforme o prefeito, o projeto de asfaltamento da Rua Aloísio Artur Mombach não trata apenas de uma demanda de Nova Petrópolis, mas sim de uma parte significativa da população gaúcha. “Podemos afirmar, sem sobra de dúvidas, que milhões de pessoas dependem direta ou indiretamente desta ligação entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul”.
O projeto de pavimentação foi apresentado à bancada federal gaúcha no dia 5 de setembro, quando o prefeito Jorge Darlei Wolf e o vice-prefeito Martim Wissmann estiveram em Brasília para o início das tratativas junto aos parlamentares.
ESTRADA RIO CAÍ – A Estrada Rio Caí, em ligação com a Rua Seibtsberg, em São José do Caí e Linha Pirajá, também é vista como uma alternativa à BR-116, oferecendo ligação com o bairro Piá. Neste caso, a necessidade de pavimentação é de 16,5 quilômetros.
Para a pavimentação do trecho inicial, no acesso a São José do Caí, a Administração Municipal aguarda as definições da segunda edição do programa Avançar, do Governo do Estado.