Caminhões tem arrebentado gabaritos à noite na BR 116

A abertura parcial da BR 116, entre os kms 175 e 181, que ocorre desde a terça-feira da semana passada, tem trazido um alívio e uma facilidade maior na mobilidade entre os municípios da serra gaúcha. A abertura está liberada para veículos de passeio no sistema pare e siga e com semáforo, que tem abertura de 8 minutos e fechamento de 32 para cada lado.
Nesta semana, a reportagem passou pelo trecho e realizou alguns registros. Conversou também com funcionários da Neovia que trabalham nos locais onde ocorrem as obras e próximo às sinaleiras e aos gabaritos. Num desses locais, um dos funcionários sugeriu pedir a compreensão dos proprietários de caminhões, pois frequentemente tem ocorrido rompimentos do gabarito, que é a “goleira” que limita que veículos mais altos não passem. “Foram colocados blocos de concreto estreitando a passagem, mas alguns veículos não respeitam e danificam as estruturas, passando de qualquer jeito à noite, quando não há fiscalização; quase toda manhã precisamos sempre soldar a estrutura de ferro para colocar tudo em ordem”, disse o funcionário.
Conversando com Dênis Francisco, um dos engenheiros-chefe das obras, ele confirma o desrespeito. “Sim, infelizmente existe muito desrespeito com a sinalização; inclusive causando prejuízos e colocando a vida das pessoas em risco; já comunicamos a PRF, e tomamos a medida de instalar barreiras de concreto para estreitar a pista e permitir somente veículos de passeio” disse.
O local onde houve a queda de barreira há um mês foi aberto emergencialmente, devido às programações de natal e às pressões dos municípios que possuem programação voltada ao turismo. As obras no paredão acima, contudo, precisam ser concluídas e poderá haver novo fechamento definitivo para essa conclusão, no início de 2024. “Ainda não está concluído aquele trecho, foi feito somente a primeira fase para a liberação do tráfego no fim do ano, ano que vem devemos fechar novamente para concluir os trabalhos lá”, finalizou Dênis.
PICADA CAFÉ – SEMÁFOROS NO KM 191
Um outro trecho no sentido Nova Petrópolis-Picada Café também está em meia pista, no Km 191. Num trecho de cerca de 200 metros há uma rachadura, que foi contida temporariamente com colocação de sobras de asfalto e piche. O trecho também está com semáforos, com abertura a cada 5 minutos. Ainda há algumas obras de recapeamento em todo o trajeto, que também estão sendo feitas pela Neovia. É igualmente solicitada compreensão dos motoristas, já que estas devem ser concluídas nos próximos dias, ficando apenas a obra no km 191 para uma conclusão à longo prazo.

Foto: Samuel Goldbeck/JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato