Candidata a vereadora mais votada não é eleita em NP

A fotógrafa e candidata a vereadora Margarida Neumann, do MDB, passou a ser um dos centros das atenções na eleição deste ano, por um fato inusitado.
Mesmo sendo a candidata ao Legislativo mais votada no quadro geral, somando 689 votos, Margarida não foi eleita para a próxima legislatura. O motivo foi o seu partido não ter atingido o coeficiente eleitoral necessário para conquistar uma das nove cadeiras da Câmara Municipal.
Hoje, por meio de postagens em redes sociais, ela agradeceu pela expressiva votação, e explicou a situação aos eleitores: “Obrigada pela confiança dos 689 votos, a vida é feita de aprendizados; agradeço por todo o carinho e apoio que estou recebendo e sim, estou orgulhosa de mim” escreveu.
Pelas regras do TSE, no sistema de votação, um partido precisa atingir o chamado coeficiente eleitoral para que os candidatos da nominata possam ser eleitos ou suplentes. Como o MDB tinha apenas quatro candidatos na nominata, e a soma da votação deles foi inferior a 1.464 votos, que foi o coeficiente deste ano em Nova Petrópolis, os integrantes do partido foram definidos como “Não eleitos”. Além de Margarida, aparecem como não eleitos Luis (Cavalo), Dr Antônio e Sandra Boone. A soma das votações da nominata do MDB resultou em 1.116 votos.
A intenção da necessidade de quociente eleitoral, conforme o TSE, é fazer com que os partidos busquem criar nominatas mais fortes, trazendo mais opções para o eleitor. O número de votos válidos para vereança em NP neste ano foi de 13.181. Dividindo-se esse número por 9, que é o total do número de vagas, chega-se ao coeficiente eleitoral, que foi neste ano de 1.464 votos.
EM PICADA CAFÉ, SITUAÇÃO SEMELHANTE
O PDT de Picada Café passa por situação semelhante, visto que a nominata tinha apenas três candidatos à vereança. O coeficiente no Município foi de 410 votos, e os candidatos Laércio Lamberty, Rose e Janice Seibt juntos somaram 268 votos. Os três também deixaram de ser eleitos. Laércio inclusive obteve boa votação, de 180 votos, deixando de ser eleito. Já a candidatas Patrícia Fenner (União Brasil) foi eleita com 107 votos, vista a nominata mais forte de seu partido, e de uma somatória maior do candidatos na contagem final.

Foto Arquivo pessoal

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato