Ecosul Energia Solar: sete anos contribuindo para um futuro mais sustentável para todos

O sonho de trazer inovação para a Serra Gaúcha e a visão empreendedora de um jovem grupo de amigos foram os ingredientes que deram início a Ecosul Energia Solar, empresa que em setembro completa 7 anos de uma trajetória inspiradora no mercado. Fundada em 2016, em uma época em que pouco se falava sobre energia fotovoltaica no Brasil, a empresa iniciou suas atividades literalmente batendo de porta em porta para explicar o que era energia solar e as vantagens dessa energia renovável para residências, comércios e indústrias. “A Ecosul entrou no mercado num período onde existiam menos de 2000 sistemas instalados no Brasil. Hoje temos mais de 1 milhão de sistemas conectados e gerando energia. Temos a certeza e o orgulho de dizer que participamos de forma ativa nessa mudança no cenário brasileiro” afirma MaiquelSpier, diretor comercial da empresa.

Atualmente, a empresa é referência em qualidade e garantia em soluções em energia solar no Rio Grande do Sul. Possui uma estrutura própria, com equipe de mais de 30 colaboradores, e mais de 2200 clientes espalhados em todo Rio Grande do Sul. Já foram mais de 36 megawatts vendidos, com uma economia mensal de mais de 3 milhões de reais para seus clientes.

Entre os diferenciais do mercado, a Ecosul Energia Solar é uma das poucas que realiza todas as etapas do processo - desde o projeto até a execução completa da obra e homologação dos sistemas junto às distribuidoras de energia. E tem como maior retorno a satisfação de quem a escolhe. Por dois anos seguidos, ela conquistou o prêmio de melhor pós-vendas do sul do País e do Brasil, pela SolarZ, empresa que avalia o setor e fornece sistema de monitoramento para a grande maioria das empresas integradoras do Brasil.

“Temos uma equipe altamente qualificada, cuidando dos sistemas de nossos clientes para que eles tenham o melhor retorno possível ao longo dos anos. Para termos uma ideia da importância desse prêmio, existem hoje no mercado gaúcho 2,5mil empresas de energia solar, e mais de 30 mil no Brasil. Ser a número 1 do país é motivo de muito orgulho do que construímos junto aos nossos colaboradores”, comemora Ícaro Ludwig, diretor administrativo.

Das mais de 2.000 obras executadas, algumas marcaram momentos importantes da história da empresa, como os primeiros sistemasinstalados, com clientes que apostaram na Ecosul, comoMarcelo Colomboe Pneus Petrópolis. Projetos desafiadores também foram marcantes para a empresa, seja pelo tamanho ou alto grau de complexidade, como os projetos da Sicredi Pioneira, Vinícola Don Guerino, Hotel Casa da Montanha, Restaurante Colina Verde, Cervejaria Edelbraue Salsicharia Suibom.

Para o futuro, o objetivo é seguir trabalhando com honestidade e responsabilidade. “Vendemos não somente projetos, mas, principalmente, sonhos, já que muitos utilizam suas reservas para investir num sistema que irá garantir rendimentos no futuro, como uma aposentaria. Não podemos decepcionar nossos clientes ou deixá-los abandonados. Nosso melhor marketing são nossos sistemas”, comenta Germano Girardi, diretor de mercado.

SUGESTÃO DE BOX LATERAL

Tempo de mudanças

Desde o início do ano, se antecipando às mudanças do mercado fotovoltaico gaúcho e brasileiro, a empresa acionou seu lado mais estratégico e reestruturou a empresa. “Reorganizamos alguns processos internos e implantamos um conjunto de medidas e ações administrativas que vão nos garantir cada vez mais saúde financeira e bons produtos. Oxigenamos nossas operações, selecionamos profissionais multitarefas para atender a demanda, reduzimos vagas desnecessárias e focamos no que fazemos de melhor: o atendimento ao cliente", explica Ícaro.

Outro ponto de mudança foi no quadro societário. A Ecosul chegou a ter seis sócios. Atualmente conta com três profissionais com profundo conhecimento do mercado, que comandam setores diferentes dentro da empresa: Germano Girardi, Ícaro Ludwig e MaiquelSpier.

“Temos pensamentos distintos e isso é um dos grandes segredos do crescimento da empresa, pois todas as ações são tomadas com base na cautela e informações sólidas”, comemora Germano.Para Maiquel, a construção coletiva com todos que passaram pela empresa foi o que fez a Ecosul chegar ao patamar que ocupa hoje. "Para os clientes nada mudou, muitos nem sabem dessa alteração societária, pois a nossa base continua sólida. Para aqueles guris que juntos fundaram a Ecosul, fica a alegria de ter criado um negócio inovador, que seguirá crescendo" afirma Spier.

Um novo olhar para o mercado e para os negócios

A inovação e a visão empreendedora continuam latentes nas veias da Ecosul, o que tem ajudado a empresa a diversificar suas atividades e visualizar as oportunidades do mercado para o futuro. Toda a expertise adquirida ao longo dos últimos anos, realizando projetos e instalações no mercado, possibilitou à Ecosul Energia Solar atuar, também, na área de distribuição de equipamentos voltados para a área.

Desde o final de 2022, a empresa está trabalhando fortemente no atacado, com uma distribuidora própria, fornecendo sistemas de energia para empresas integradoras que, assim como a Ecosul Energia Solar, vendem e instalam sistemas para o consumidor final.

“Nosso grande diferencial é o conhecimento, pois entendemos as dificuldades dos integradores. Com isso, tentamos ajudá-los na hora da venda, oferecendo a melhor solução e com prazo de embarque que nenhum outro distribuidor do Brasil consegue. Estamos focados na qualidade e não em quantidade”, explica Germano Girardi.

Outra área em que a empresa está investindo é no setor de mobilidade elétrica. Por ser um mercado que deve crescer de forma escalonada, é preciso ter fontes de energia que acompanhem esse boom. A energia solar será ainda mais importante para essa transição. Para isso, a empresa já está entrando no mercado de venda de carregadores veiculares elétricos e seus periféricos. “A partir de outubro, teremos carregadores para venda no varejo, atacado e logo em seguida um E-commerce próprio, que poderá atender a demanda de todo o Brasil” explica Ícaro.

Apesar da diversificação dos negócios, a energia solar segue sendo o carro chefe da empresa, que acredita que a sustentabilidade é o caminho para o futuro da humanidade. “Nossa meta é seguir trabalhando cada vez mais para mostrar à população que energia solar é viável, econômica, e mais do que isso, necessária. O mundo precisa diminuir a sua emissão de gases poluentes, e as fontes renováveis serão cada vez mais importantes para deixarmos um planeta melhor para nossos sucessores” completa MaiquelSpier.

Foto: Darlan Silva/Ecosul Divulgação

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato