Ex-conselheiro administrativo da Piá também foi alvo da operação que investiga corrupção na cooperativa

O ex-conselheiro administrativo da Cooperativa Agropecuária Petrópolis Elton Bischoff (foto no detalhe), também foi um dos alvos da Operação Via Láctea, desencadeada pela Polícia Civil no dia 30 de novembro do ano passado, e que busca até o momento elucidar indícios de corrupção na entidade nos últimos anos. A informação foi obtida com exclusividade pela reportagem, a partir da própria Polícia Civil de Nova Petrópolis, que coordenou as investigações no dia da operação. Veículos apreendidos que teriam sido adquiridos com dinheiro ilícito sofreram restrições judiciais, isto é, não podem ser vendidos por Bischoff a terceiros antes da conclusão das investigações. No dia 31 de novembro, dia seguinte à operação, Bischoff foi visto pela reportagem do JNP adquirindo um veículo em uma revenda de carros local.
Contas de Bischoff em bancos também foram bloqueadas. No total, conforme Fábio Peres, delegado da Civil de Nova Petrópolis, Elton teria se apropriado de valores financeiros da cooperativa, porém esses valores ainda estariam em investigação. 
Durante a gestão dos ex-diretores Jeferson Smaniotto, Darcísio Braun e Rogério Klering, Elton prestava serviços de transporte de leite à Piá, tendo possuindo uma frota de cerca de seis caminhões. É investigado se houve, oportunamente, direcionamento ilícito de dinheiro para essa empresa, ou seja, se a cooperativa apenas pagou pelos devidos serviços de transporte ou se houve favorecimento de Elton, com trabalhos que de fato foram executados, porém com superfaturamento financeiro.
VICE-PRESIDENTE INTERINO
Com a renúncia da antiga diretoria, no dia 17 de maio de 2023, renunciou também todo o conselho administrativo, eleito em assembleia virtual no primeiro semestre de 2021. Bischoff, no entanto, foi o único que permaneceu, não renunciando. Chegou inclusive a participar de reuniões com associados, que pretendiam, naquela segunda quinzena de maio, assumir a direção das atividades operacionais da Piá, que já eram praticamente inexistentes devido à crise. 
Foi necessária intervenção judicial para que uma diretoria interina assumisse, até a realização de uma nova assembleia da cooperativa. No dia 26 de maio, foram definidos como diretores interinos Elton Bischoff, Jorge Dinnebier e Severino Seger. Em reunião interina, Severino foi definido para Presidente, Elton para Vice e Jorge para Secretário. A direção ficou assim composta até 19 de junho, data em que foi realizada Assembleia Extraordinária Presencial, onde foram eleitos os novos diretores, estes permanecendo até hoje: Jorge Dinnebier (Presidente), Ari Boelter (Vice) e Jonas Gottschalk (Secretário). Nesta nova composição, Bischoff não fez mais parte, nem como membro do conselho administrativo. 
A reportagem não obteve o retorno até o momento, se houve a desconfiança dos atuais diretores quanto à credibilidade de Bischoff, e nem porque de sua insistência em querer permanecer na diretoria. Sabe-se no entanto, de seu desligamento definitivo da Cooperativa Agropecuária Petrópolis ainda antes da operação realizada pela Polícia Civil no final de novembro.

Fotos: Arquivo/JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato