Desde a semana retrasada, com base em informações colhidas junto à Polícia Civil, o JNP se aprofundou nos fatos envolvendo a Operação Via Láctea, desencadeada por policiais civis de diversos municípios no dia 30 de novembro. O objetivo foi a busca-apreensão de bens de ex-diretores da Cooperativa Piá, e bloqueio de contas em bancos. Nas seis ações, os alvos foram diretores, familiares e pessoas ligadas à gestão anterior da Cooperativa Agropecuária Petrópolis.
Como novas informações, aparecem agora duas empresas-alvo da operação, que teriam supostamente sido beneficiadas com dinheiro ilícito da Piá. A Expande Soluções Empresariais, pertencente à Emerson Alex Smaniotto, filho do ex-presidente Jeferson, é uma delas. Localizada em Dois Irmãos, a empresa é investigada por adquirir 16 veículos da cooperativa, com valores obtidos em supostas prestações de serviços à própria Piá. Na investigação, está sendo apurado se realmente houve a prestação dos serviços de consultoria empresarial, e porque os veículos foram adquiridos por valores abaixo do mercado, sendo esse valor (R$114.540,00) logo após repassado à Emerson.
É investigada ainda a abertura de um novo escritório da empresa, ocorrido em novembro de 2021, com amplas e modernas instalações, cerca de meio ano após Smaniotto se reeleger como presidente da Cooperativa naquele ano. A Expande foi fundada em 2010, possuindo, na data da operação da Civil, 16 funcionários.
Nas fotos, sede da empresa em Dois Irmãos, Emerson e Jeferson.