Faleceu o historiador Ovídio Hillebrand, colunista do JNP por mais de 10 anos

Nesta segunda-feira, dia 29, foi confirmado o falecimento de Ovídio Hillebrand, professor e historiador conhecido em Nova Petrópolis, morador de Linha Imperial. Por mais de 10 anos, Ovídio foi colunista do JNP. Em sua coluna, intitulada “Espaço para a Cultura”, sempre gostou de escrever sobre assuntos ligados à cultura, ao cooperativismo e à história como um todo. Transcrevia textos antigos do alemão, trazendo ricos conhecimentos histórico-culturais a todos que se interessassem pelos assuntos.
De 2013 a 2024, Ovídio sempre dedicou um tempo ao JNP, inclusive divulgando o jornal aos vizinhos e amigos. Junto à sua residência, há ainda o Museu Alberto Hillebrand, o qual montou para visitantes, estando aberto desde 1996. Ali, reuniu objetos antigos, livros, revistas, jornais, documentos históricos, e tudo o que pudesse contribuir para a formação e para o conhecimento de quem viesse fazer uma visita. O nome do museu, Alberto Hillebrand, é uma homenagem ao seu pai Alberto, também já falecido. Dada a origem da família, o museu ficou fortemente associado à cultura alemã e, em especial, à boêmia. É neste ponto que ganha notoriedade a figura de Franz Oppitz. Ele foi um dos imigrantes boêmios (na época Alemanha, atual República Tcheca) que chegaram ao interior de Nova Petrópolis no ano de 1876. Seu genro, José Hillebrand, foi o pai de Alberto.
Além do JNP, ao longo da história, Ovídio fez contribuições para o Jornal A Ponte e para a revista Skt Paulsblatt, também com artigos relembrando fatos históricos. Em sua maioria, os relatos envolveram o cooperativismo, seus antepassados, além de lideranças comunitárias que estiveram à frente dos trabalhos religiosos e de unificação da comunidade da Linha Imperial.
Ovídio deixa a esposa Adélia, os filhos Márcia, Sandro e Leandro, os netos Natália, Eduardo, Valentina e Mateus, e demais parentes e amigos. O corpo está sendo velado na Capela Mortuária São Lourenço Mártir de Linha Imperial, sendo que o enterro deve acontecer amanhã, dia 30, às 08 horas, após a Cerimônia de Corpo Presente, no Cemitério Católico da Linha Imperial. Ele tinha 86 anos.

Foto: Arquivo Pessoal

Envie uma Mensagem

Um email será enviado para o proprietário

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato