No final da manhã de ontem, um grupo de moradores do vale do caí se reuniu nas proximidades das cabeceiras onde seria, até então, feita a montagem de uma ponte provisória de ferro sobre o Rio Caí, para que pudesse haver o tráfego de veículos e caminhões entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul. Na ocasião, o grupo participou de uma transmissão ao vivo em uma emissora de TV regional, com o intuito de atrair a atenção das autoridades.
Um dos moradores, que conversou com o JNP e é um dos organizadores do movimento, se diz indignado. “Primeiro eles, o governo e o DNIT, nos prometem uma ponte provisória para aliviar nossa situação, depois deixam tudo abandonado e dizem que não podem mais fazer nada e que agora teremos que esperar até dezembro? Palhaçada!” protestou.
O mesmo movimento já havia se reunido na manhã de sábado, dia 20, com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico e com o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf. Ambos gravaram um vídeo às redes sociais, onde declararam apoiar o movimento e a busca de uma solução à curto prazo para o problema.
Como ações futuras, estão previstas uma reunião com autoridades em Nova Petrópolis e uma manifestação no trevo do antigo pedágio de Vila Cristina, já em Caxias do Sul. A reunião deve ocorrer na manhã de quarta-feira, na Pousada dos Plátanos, e segundo o grupo, estarão autoridades, moradores, além do superintendente regional do DNIT Hiratan Pinheiro da Silva, e o Ministro dos Transportes Renan Filho. A manifestação, por sua vez, estava sendo cogitada para o sábado pela manhã, mas ainda não há confirmação efetiva para sua realização.