Local da ponte provisória sobre o Rio Caí já está pré-definido
Na tarde desta última quarta-feira, dia 15, o DNIT e lideranças militares estiveram fazendo o mapeamento nas margens do Rio Caí, próximo à ponte onde houve a interdição no último domingo à tarde, no Km 174 da BR 116. Na ocasião, foi parcialmente definido o local da montagem da ponte metálica, que funcionará de maneira provisória para o fluxo de veículos que se dirigem, principalmente, entre os municípios Nova Petrópolis e Caxias do Sul.
“É um mapeamento do rio, das suas margens e profundidade, feito por um grupo especializado do Batalhão de Engenharia do Exército, com a finalidade de instalar uma ponte de ferro entre os municípios; se condições técnicas permitirem a ponte será instalada ali, sendo montada na várzea aqui no interior de Vila Cristina, sobre trilhos e alçada sobre o rio até perto da estrada da São José do Caí; assim me informou um militar da equipe de levantamento técnico”, declarou à imprensa um morador das proximidades.
Quando a ponte provisória já estiver instalada, se realmente for instalada naquele local, os condutores que se dirigem de Nova Petrópolis à Caxias do Sul deverão acessá-la pela Estrada Rio Caí, adentrando cerca de 600 metros pela BR 116. Após a saída, já na Estrada Municipal 92 de Caxias do Sul, deverão retornar por mais 1,6 km até chegarem novamente na rodovia. Quem vem de Caxias do Sul, obviamente, deverá fazer o caminho inverso.
Ainda não há prazo definido para a instalação da ponte de ferro, mas o Ministro dos Transportes Renan Filho, que esteve visitando a ponte interditada na última terça-feira, dia 14, garantiu celeridade nas ações. “O ministério está trabalhando para que essa crise que causou tantos danos não se replique em outras áreas, provocando desabastecimento, falta de combustíveis e de alimentos”, disse Renan à um veículo de imprensa regional.
O JNP ressalta que não foi possível o contato direto com Renan, nem com o Batalhão de Engenharia do Exército, pois ainda são muitas as barreiras físicas do centro de Nova Petrópolis até o interior do Município, no Vale do Caí. Praticamente todas as vias seguem interditadas.