Após mais de um ano de pesquisas, o Memorial Caminho Pomerano será inaugurado na Comunidade de São José do Caí, interior de Nova Petrópolis. O ato ocorre dia 29 de junho, sábado, às 14h.
O Memorial, construído próximo à Associação Cultural e Esportiva Lira e no mesmo local onde ficava a Escola Duque de Caxias, é resultado de pesquisas profundas realizadas, de forma voluntária, por um grupo de moradores da comunidade e pelo vereador Daniel Michaelsen. Juntos visitaram museus, arquivos e moradores, conversaram com pesquisadores, historiadores e pessoas idosas que vivenciaram ou conheciam fatos sobre a história da colonização e desenvolvimento da comunidade.
O espaço contará a história da comunidade de São José do Caí desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães à comunidade, estes vindos da Pomerânia, norte da Alemanha e da Polônia. As placas mostrarão fatos históricos, a arquitetura, o folclore, a religiosidade e a organização sociocultural da comunidade. Além disso, uma estátua de pedra, uma capela, bancos e água aguardam os visitantes do Memorial.
O evento ocorre após a necessidade de adiamento da data de inauguração, prevista para maio, em função da grande enchente que atingiu o estado, e também a comunidade de São José do Caí.
No início da semana, os últimos ajustes, como a iluminação solar, estavam sendo providenciados. A Associação de Moradores de São José do Caí reforça e estende o convite a todos os familiares, comunidade em geral e simpatizantes de história a prestigiarem o descerramento das placas e a inauguração do Memorial Caminho Pomerano. O evento integra também o calendário de atividades alusivas aos 200 anos de Imigração Alemã no Brasil.