Memorial Pomerano de São José do Caí começa a tomar forma
No último sábado, dia 09, moradores de São José do Caí realizaram mais uma etapa da construção do Memorial Pomerano na comunidade. Em um mutirão, em parceria com a empresa Caxiense Fagundes, foi realizada a concretagem da base do novo espaço cultural, que tem previsão de inauguração para o início de abril. Os trabalhos contaram com a presença do presidente da Associação de Moradores de São José do Caí Dorvalino Basso, e do vereador Daniel Michaelsen, apoiador do projeto e que vem angariando fundos para as obras.
O Memorial Pomerano é um projeto que surgiu para que se faça uma homenagem aos imigrantes pomeranos, já que os primeiros imigrantes fundadores da localidade eram advindos da Pomerânia, que compreende hoje o trecho de terras ao norte da Alemanha e da Polônia. Em pesquisas realizadas nos últimos meses, a comunidade reuniu documentos e fotos históricas, além de informações que estarão expressas nas chapas a serem instaladas em breve.
Para a conclusão, faltam a colocação das chapas, o ajardinamento, o término da igrejinha e a instalação do Monumento ao Imigrante Pomerano. Este terá um casal de imigrantes em sua composição.