Moradores de Nove Colônias pedem a continuidade das obras do asfalto

No final da tarde de quinta-feira, dia 08, moradores de Nove Colônias realizaram um protesto na estrada geral que corta a localidade. Durante pouco mais de uma hora, os cerca de 40 manifestantes solicitaram às autoridades a continuidade das obras de asfaltamento na via, que vinham ocorrendo desde 2022 e estão paralisadas há pelo menos cinco meses.
Os moradores conversaram com a reportagem e expuseram as dificuldades. “Desde o dia 02 de agosto do ano passado, não houve mais asfaltamento, então ali por novembro eles simplesmente jogaram aqueles pedregulhos na via, mas não colocaram mais o asfalto; isso dificultou e muito nossa passagem e piorou a estrada, e assim estamos há dois meses” disse um dos manifestantes.
Conforme apurado com as autoridades presentes, a obra é de um programa do governo estadual, o Avançar no Turismo, onde a Estrada Geral de Nove Colônias foi contemplada. O fato é que a empresa vencedora da licitação, a Aura Construção e Pavimentações, com sede em Caxias do Sul, estaria com dificuldades financeiras. Por esse motivo, não há continuidade das obras. Algumas máquinas da empresa permanecem paradas no local. Ainda faltam 2,3 km de asfaltamento para a conclusão da via, que interliga a ERS 235 com a Rua Vicente Prieto no Pinhal Alto.
Um dos moradores, Darci Ramm, deu ênfase na união da comunidade. “Se nada acontecer, iremos além até alcançarmos nossos objetivos, realizando outros protestos e acionando a Prefeitura e a Câmara, pois não podemos ficar isolados” disse. O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Ari Boelter, também deu seu parecer. “Muitos agricultores familiares e moradores carecem de informações, e estão indignados; a comunidade também realiza festas onde recebe diversos visitantes de fora, que precisam de uma via acessível” complementou.
Durante a manifestação, que foi até o escurecer, os moradores realizaram um abaixo-assinado para a continuidade das obras, que será levado ao Executivo Municipal. Os manifestantes seguravam cartazes com palavras de ordem, como “O circo está pronto, falta só os palhaços”. Alguns pneus foram queimados na via, que teve interdições parciais durante toda a manifestação. Dentre as autoridades, além de Ari, estiveram o Presidente da Câmara, Alexandre da Silva, e o vereador Oraci de Freitas.

Foto: Ricardo Lima/JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato