Nova Petrópolis define nova corte do Folclore Alemão no próximo sábado

No dia 20 de abril, ocorre na Sociedade Alegria da Fazenda Pirajá, o 35° Baile de Escolha das Soberanas do Folclore Alemão. Neste ano, o evento conta com sete candidatas, das quais será escolhida a corte. As demais candidatas se tornarão as embaixatrizes do 51° FIF. Vejamos as candidatas, e alguns dados adicionais. O evento é uma promoção da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs.

1 - Ana Luiza Kuhn - 29 anos

Grupo: Grupo de Danças Folclóricas 

Sonnenschein

Tempo de grupo: 7 anos

Dança: Oberkrainerpolka

Hobby: Dançar, estar com os amigos e família

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Desde criança sou encantada pela cultura e tradição, e sempre vi nas soberanas uma ponte entre gerações, nutrindo o respeito pelas raízes que moldaram a identidade do nosso povo ao longo da história. Quero ser soberana do Folclore Alemão para espalhar esse amor e reverenciar a essência da nossa história e identidade, já sabendo que sentirei muito orgulho em assumir o compromisso de ser a guardiã desse legado, valorizando cada expressão artística como um elo vivo com nosso passado. Para mim, representar o Folclore Alemão, o Festival Internacional de Folclore e o Município de Nova Petrópolis, será uma grande honra e alegria.

2- Eduarda Munize Papke - 21 anos

Grupo: Volkstanzgruppe Edelstein

Tempo de grupo: 14 anos

Dança: Rheinländer zu 7 Paaren

Hobby: Dançar, cantar e estar com quem amo

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Desejo ser soberana o Folclore Alemão para continuar a preservação da herança cultural que é tão rica em nossa cidade, quero levar a cultura germânica, a cidade de Nova Petrópolis e o Festival Internacional de Folclore para além mar. Representar este grandioso evento sendo soberana dele é um sonho que cresce a cada ano em meu coração que respira e vive a cultura. É uma responsabilidade que deve ser encarada com muita seriedade. Sinto-me honrada em poder representar o meu grupo neste ano tão especial, ano em que completamos 30 anos de história e amor pela cultura.

3- Jaquiele Roberta Willig - 20 anos

Grupo: GDFA Lustige Volkstanzgruppe Bergtal

Tempo de grupo: 6 anos

Dança: Rheinländer

Hobby: Cantar, dançar, cozinhar, caminhar e ler

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Meu desejo em tornar-me soberana do Folclore Alemão em nossa cidade é impulsionada por um profundo amor e compromisso com as tradições que moldaram minha identidade cultural. Ao longo dos anos, tenho testemunhado a beleza e a importância dessa tradição, e desejo com esse título desempenhar um papel ainda mais forte em sua promoção e preservação.Acredito que o folclore não é apenas uma expressão artística, mas também uma parte vital de nossa herança cultural, conectando gerações e fortalecendo os laços entre pessoas e a comunidade. Como soberana, meu objetivo é ser força dedicada dessa tradição, inspirar o orgulho em nossa cidade e garantir que o legado dos nossos antepassados continue preservado. Minha participação em diversas atividades culturais e comunitárias ao longo dos anos me proporcionou uma compreensão profunda da importância de preservar nossas raízes. Estou preparada para assumir esse compromisso com entusiasmo, trabalhando em estreita colaboração com a comunidade para celebrar, honrar e preservar o Folclore Alemão em Nova Petrópolis. Agradeço pela oportunidade de expressar minha paixão e compromisso, e espero contribuir significativamente para o fortalecimento de nossa identidade cultural por meio do papel de soberana do Folclore Alemão.

4- Marluce Maldaner - 35 anos

Grupo: Volkstanzgruppe Tannenwald

Tempo de grupo: 32 anos

Dança: Lustiger for dem Tisch

Hobby: Dançar, cantar, jogar vôlei, caminhar.

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Gostaria de ser soberana nesta edição especial do Festival do Folclore! É o ano em que também comemoramos os 200 anos de imigração alemã em nosso país. Será especial poder divulgar, celebrar e despertar o encanto deste grande legado cultural trazido pelos nossos antepassados. Representar a história dos 200 anos de imigração alemã em nosso país não é apenas um marco histórico, mas também é um testemunho vivo de força, de determinação e de superação. São infinitas as contribuições dos imigrantes alemães para nossa comunidade e cultura. Sendo soberana do folclore alemão, darei sequência a essa tradição para manter vivas a essência e as histórias que moldaram a nossa identidade, simplesmente, porque amo tudo isto! Estou comprometida e profundamente grata pela oportunidade de representar um dos grupos pioneiros de nossa cidade e, assim, enaltecer essa história única. Essa experiência permitir-me-á continuar a ser uma guardiã dedicada de nossa cultura, representando com muito orgulho, respeito e inspirando outros a se conectarem com a beleza do nosso folclore. Folclore é ter vida e é ter história! Este é o legado e o segredo!

5- Camila Caroline Schwaab - 26 anos

Grupo: Böhmerlandtanzgruppe

Tempo de grupo: 7 anos

Dança: Rosen aus dem Süden

Hobby: Dançar, ouvir música, conhecer lugares novos, estar com os amigos.

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Representar o município de Nova Petrópolis, o Festival Internacional de Folclore e todo o nosso eixo cultural e histórico às diferentes regiões é um orgulho imenso. Desta forma, desejo ser soberana para perpetuar cada detalhe do nosso imenso folclore, costumes e histórias deixadas pelos nossos antepassados, evidenciando seus feitos. Bem como, irradiar o brilho do nosso Festival para as demais gerações, garantindo que esse amor pelo Folclore cresça e se fortaleça cada vez mais.

6- Bruna Taís Kiekow - 18 anos

Grupo: Grupo de Danças Folclóricas 

Internacional de Nova Petrópolis

Tempo de grupo: 12 anos

Dança: Oberek

Hobby: Ler, dançar, sair com os amigos e jogar vôlei.

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Desejo ser soberana do Folclore porque quero representar minhas origens, honrando a cultura germânica e disseminando as tradições presentes em Nova Petrópolis. Fazer parte da corte, além de significar a realização de um sonho, me permitirá divulgar e fomentar os saberes locais enquanto vivencio uma experiência rica de aprendizagens. Afinal, a diversidade que movimenta o Festival de Folclore também me movimenta e o encontro de artistas tão singulares em um só lugar me inebria. Seria uma honra acompanhar de perto a convergência dessas realidades e o impacto cultural gerado pela troca de vivências. O folclore abre portas para que as pessoas se expressem e transmitam parte de si por meio da arte. Assim, quero desempenhar esse papel de receptividade que só é oportunizado a quem pertence à corte e devolver um pouco do carinho que Nova Petrópolis já me fez sentir.

7- Thaís Fernanda Baumgarten Seidel - 20 anos

Grupo: Volkstanzgruppe Freundschaftskreis

Tempo de grupo: 14 anos

Dança: Polka Van Hofstade 

Hobby: Me divertir com meus amigos e família, dançar, ler e tomar chimarrão

Porque deseja ser soberana do Folclore:

Eu desejo ser soberana por respeito e por amor. Respeito por nossos antepassados e por nossa herança cultural. E por amor a todas as dançarinas das categorias de base que também carregam esse desejo, e que de alguma maneira se inspiram em mim como professora, da mesma maneira que eu fui inspirada por outras que vieram antes de mim. Desde nova, vivi em meio ao folclore e a preservação da nossa cultura. Cresci almejando representar o folclore, seus costumes e tradições, nossa linda cidade e os grupos de danças. Além do mais, estaria realizando um sonho que carrego comigo desde pequena.

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato