A partir desta quinta-feira, 16 de novembro, Nova Petrópolis passa a contar com uma Farmácia Municipal, com a finalidade de qualificar o atendimento aos usuários da rede pública de saúde. O novo serviço é credenciado ao programa Cuidar +, do governo do Estado, e irá funcionar das 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, sem fechar ao meio-dia. A cerimônia de inauguração acontece na quinta-feira, às 16h, em frente à Farmácia, na Rua 7 de Setembro, 350, ou em caso de chuva na Rua Coberta.
Com a centralização na Farmácia Municipal, gradualmente a dispensação de medicamentos deixará de ocorrer nas unidades básicas de saúde (UBSs). A mudança ocorre pela ausência de profissionais farmacêuticos nos postos de saúde.
O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e a secretária adjunta Crislei Gerevini, destacam que a instalação de uma Farmácia Municipal em Nova Petrópolis vem sendo construída há algum tempo, principalmente pelas autuações emitidas pelos conselhos regionais de Farmácia e de Enfermagem. As entidades alertam o Poder Público sobre a necessidade de que os medicamentos sejam disponibilizados mediante acompanhamento dos farmacêuticos, pois estes são os profissionais com conhecimento técnico e aptos a prestar informações aos pacientes.
Para a instalação, a Prefeitura aderiu ao programa Cuidar + do governo do Rio Grande do Sul, que visa a transferência de recursos financeiros para fomentar o cuidado farmacêutico. Por meio da iniciativa, foram repassados a Nova Petrópolis R$ 100 mil, valor que está sendo utilizado na implantação da unidade. O Município já investiu aproximadamente R$ 79,4 mil para realizar obras de reforma no prédio, na aquisição de mobiliários e instalação de corrimão para acessibilidade.
A Farmácia Municipal terá uma equipe formada por dois farmacêuticos e uma auxiliar de farmácia – com formação como técnica de enfermagem também. A Secretaria de Saúde está contratando mais um profissional para reforçar o quadro de pessoal do serviço.
O que muda com a Farmácia Municipal
De imediato, a UBS Centro/Alpina e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) deixarão de fornecer medicamentos a partir desta quinta-feira, dia 16, orientando seus usuários a se dirigirem até a Farmácia, localizada na Rua Sete de Setembro, 350, ao lado da Prefeitura.
Nos postos de saúde do interior e dos bairros, a mudança na dispensação será gradativa, começando por medicamentos que necessitam de receita médica controlada e pelos antibióticos. Até 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde pretende encerrar a entrega desses materiais nos postos e centralizar apenas na Farmácia.
Além da dispensação mediante receita emitida na rede pública de saúde, no prédio da Farmácia Municipal também estarão concentradas as entregas de medicamentos que são resultado de processos judiciais e outros processos administrativos de medicamentos especiais e especializados que são encaminhados para a Secretaria da Saúde do Estado. Os medicamentos distribuídos através da Farmácia Solidária também serão disponibilizados para os usuários apenas nesse local.