Na tarde de segunda-feira, por volta das 17h30, ocorreu um grave acidente na BR 116, já no Município de Morro Reuter, próximo à divisa com Picada Café. Ocorreu um choque entre um caminhão caçamba (Ford cargo, placas de Parobé) e um veículo de passeio.
O carro, um GM/Chevrolet Prisma, com placas de Nova Petrópolis, tinha como condutor Pedro José Brandt, 71 anos , o qual não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os Bombeiros Voluntários de Picada Café atenderam a ocorrência, junto com a Polícia Rodoviária Federal, que controlou o trânsito. Samu de Dois Irmãos e BM de Morro Reuter também auxiliaram. Ao final da tarde, era aguardada a chegada da perícia para remoção do corpo ao IML.
Na manhã desta terça-feira, o resultado da necrópsia no IML revelou que ele teve um mau súbito antes do acidente, vindo a colidir de frente com o caminhão.
Brand ficou conhecido por ser representante comercial e exercer diversas funções do jornal O Diário da Encosta da Serra por mais de 20 anos. Além das vendas, ele fazia alguns registros em eventos, vendia assinaturas e visitava parceiros comerciais, dentre os quais fez muitos amigos. Brand era natural de Iporã do Oeste/SC, morando há muitos anos no Pinhal Alto. Em 2020, ele chegou a ser candidato à vereador de Nova Petrópolis pelo PSB, obtendo 62 votos e ficando como suplente.
O velório de Pedro José Brandt ocorre na tarde desta terça-feira, dia 12, à partir das 15 horas na Capela da Comunidade Católica do Pinhal Alto. A missa de corpo presente será amanhã, dia 13, às 09 horas na mesma capela, e após para o Cemitério Católico do Pinhal Alto. Pedro deixa a esposa Celi, dois filhos, duas filhas, oito netos e uma bisneta, e tantos outros familiares e amigos.