A 28ª Feira do Livro de Nova Petrópolis e Abertura da Colheita do Mel das Melíponas ocorrerá de 15 a 19 de outubro, na Rua Coberta e Praça das Flores. As novidades da edição foram apresentadas para mais de 200 professores, autoridades, convidados e imprensa na noite desta quarta-feira, 10 de setembro, na Sociedade Tiro ao Alvo.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; do vice-prefeito Alexandre da Silva; do deputado Estadual, Sérgio Peres; do representante do deputado Estadual, Elton Weber, Aloisio Utzig; do vice-presidente da Câmara de Vereadores, João Batista dos Santos, e vereador Plínio Rodrigues; da secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter, e da adjunta da pasta, Carmen Bürke Pooch; da secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino, e da adjunta da pasta, Silvana Ackermann; do secretário de Administração, Paulo Marcos Schwantz; da secretária adjunta de Turismo e Cultura, Mayara Senna dos Reis; da Patrona da Feira do Livro 2025, escritora Indiara Tainan; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter; do presidente da Associação NovaMel, Orlando Morschel; a representante do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/RS, Fernanda Berti; o presidente da Sociedade Tiro ao Alvo, Ricardo Feldens, além de servidores, professores e representantes de entidades locais.
Durante os cinco dias de programação, ocorrerão mostras literárias e exposições de Mário Quintana, Paulo Leminski e "A Ovelha Perdida", de Élvio Gonçalves, apresentações das escolas, oficinas de origami, oficina RPG “Aventura Pronta”, oficina de cera mista e oficina do sabonete, entre outras atrações. Além da presença dos autores Athos Beuren, Bárbara Catarina, Élvio Gonçalves, Giovana Mazzochi e Douglas Trancoso (Gio e Doug), Pedro Guerra, Rosane Castro, entre outros.
Além disso, algumas atividades serão realizadas na Biblioteca Pública Municipal Profª Elsa Hofstätter da Silva, entre elas, a exposição “A geografia do Pequeno Príncipe”, durante a 28º Feira do Livro de 2025 e a 15º Olimpíada de Literatura Infantil durante o mês de outubro.
Trata-se de um evento cultural que movimenta muito mais do que a comunidade leitora, escritora e editorial, envolve e desenvolve as artes visuais, cênicas, as culturas tradicionais, a dança, a música, entre outros.
O prefeito Daniel Carlos Michaelsen e o vice-prefeito Alexandre da Silva enalteceram o trabalho dos professores na promoção da leitura e do aprendizado em sala de aula, bem como, da equipe da Secretaria de Educação e Desporto pelo belo evento que será realizado. E também parabenizaram os integrantes da NovaMel pela produção, conferindo ao Município o título de Capital Estadual da Meliponicultura.
A secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andréia Kehl Matter, agradeceu a presença de todos os professores no evento e agradeceu pelo empenho de todos nas atividades escolares. “Estamos trabalhando em conjunto com o SESC e NovaMel para realizar um belíssimo evento. Será um espaço destinado ao público de todas as idades, para que todos possamos celebrar a chama criativa que há em cada um de nós”, disse a secretária ao agradecer à Sociedade Tiro ao Alvo pela cedência do espaço.
Após a apresentação das novidades e manifestação das autoridades, o público se divertiu com a palestra-show “Um show de aula, com Dona Literata”, com Roger Castro. Doutor em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Escritor, educador, contador de histórias, animador cultural, mestre de cerimônia e multiartista. Com diversos livros de literatura infanto-juvenil publicados, é reconhecido como um importante incentivador cultural e amigo do livro em diferentes feiras do livro e atividades literárias as quais participa.
Envolvente, fascinante, encantadora “Dona Literata” nasce preocupada em motivar diferentes públicos ao gosto da leitura e fazer artístico, em seus mais de 40 anos de sala de aula. Concebido na sua vivência repleta de fatos hilários do cotidiano de uma mulher que merecem ser compartilhados, ela deu dicas de como um educador pode tornar uma simples aula e um momento único na vida de cada educando.