Piá demite 174 funcionários: 94 trabalhavam na usina de produção

Na tarde de hoje, dia 06, a diretoria da Cooperativa Agropecuária Petrópolis anunciou o desligamento de 174 funcionários: 94 da usina de produção no Bairro Piá, 49 promotores de vendas, 27 funcionários da unidade de Feliz (esta desativada) e mais 4 funcionários da área interna em Nova Petrópolis. A medida se dá em um momento de contenção de despesas da cooperativa de um modo geral, conforme detalhado nesta tarde em coletiva de imprensa, pelo presidente Jorge Vilson Dinnebier. “Precisamos diminuir o estoque de dívidas e salvar a operação, então não há outra alternativa senão realizar as demissões, além do fechamento da unidade de Feliz” disse o presidente.

Quanto aos funcionários da usina, Dinnebier ressaltou que muitos já estavam e casa e não eram mais chamados. “Eles ficariam ociosos na usina, simplesmente não há trabalho, já que diminuímos as operações e a área de abrangência dos produtos Piá” defendeu Dinnebier. A questão do remanejamento dos profissionais demitidos, foi por ele detalhada. “Já fechamos uma parceria com a ACINP, e continuamos conversando com os sindicatos, e demais empresas, para o remanejamento de tantos profissionais desligados; precisamos levar em conta o lado humano e é nosso objetivo incentivar as outras grandes empresas de Nova Petrópolis para contratarem esses profissionais” disse Dinnebier.

Atualmente, a Usina do Bairro Piá trabalha com produção de 55 mil litros de leite diários, atendendo as regiões da serra gaúcha e metropolitana de Porto Alegre, contendo um mix de pouco mais de 40 produtos, visto que até 2021, o mix estava em 120 produtos. Recentemente, houve leilão de veículos da cooperativa, para a arrecadação de fundos. 

No mês de outubro, deverá ser feita ainda uma nova Assembleia Geral Extraordinária, para que mais esclarecimentos e detalhamentos sobre as decisões tomadas sejam prestados aos associados.

Também na tarde desta quarta-feira, a própria cooperativa e a ACINP lançaram notas, oficiais, que podem ser lidas abaixo.

NOTA DA PIÁ

Desde o primeiro dia que assumimos a diretoria da Cooperativa Piá, temos trabalhado incansavelmente na busca de soluções para a reorganização da companhia e estamos comprometidos com a retomada da produção, geração de caixa e a negociação das dívidas, para que possamos garantir a sobrevivência do negócio. Ao mesmo tempo, temos uma imensa preocupação e gratidão às pessoas dessa organização e que foram as grandes responsáveis por, há mais de 50 anos, fazermos parte do dia a dia de milhares de gaúchos e brasileiros com produtos de alta qualidade.

Como sempre prezamos pela transparência, comunicamos hoje o encerramento das atividades do supermercado e agropecuária de Feliz, além de estarmos realizando desligamentos na nossa fábrica. Não foi uma decisão fácil, pois estamos falando em muitas famílias e pessoas que fazem parte da história da Cooperativa. Porém, no nosso processo de reorganização, identificamos a urgência de diminuir custos, vender ativos e reduzir a equipe, dado o volume de produção atual e as dívidas a serem pagas.

Para que a condução desses desligamentos se dê da forma mais humana e responsável possível, firmamos parceria com a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP). A entidade realizará a conexão entre os trabalhadores e as empresas da cidade com vagas em aberto, além de garantir a facilitação do acesso das pessoas a mais de 120 vagas disponíveis no Balcão de Empregos da entidade. Também contaremos com o apoio da Associação Comercial e Industrial de Feliz (ACISFE), que fará o direcionamento dos colaboradores desligados a 43 vagas. Além disso, fizemos um movimento inédito de assinatura de um termo de compromisso com a Justiça do Trabalho de esforço para recolocação de quem está sendo desligado.Esperamos, dessa forma, garantir novas oportunidades ao maior número possível de pessoas que, pela experiência e qualificação adquiridas na Cooperativa Piá, poderão dar grandes contribuições para outras empresas da nossa região.

Contamos com a compreensão e o apoio de todos e nos comprometemos a seguir trabalhando por uma Cooperativa sustentável e que volte a gerar orgulho à Comunidade.

NOTA DA ACINP

Com o objetivo de apoiar a comunidade local e as empresas da região em busca de mão de obra qualificada, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) firmou parceira com a Cooperativa Piá para auxiliar na recolocação profissional de colaboradores desligados, aproximando-os de empresas com posições em aberto e facilitando o acesso dessas pessoas a mais de 120 vagas na região, que integram o Balcão de Empregos da entidade. Nesta quarta-feira (06/09) foram entregues cartilhas com informações que possibilitam acesso às vagas oferecidas, com um QR Code direcionando para o Balcão de Empregos da entidade. (link acinpserragaucha.com.br/balcao_empregos_vagas.php). A Associação também estará disponível para atendimentos presenciais para auxiliar os trabalhadores.

A iniciativa é uma alternativa para amparar os trabalhadores e buscar meios de garantir seu retorno ao mercado de trabalho de forma ágil e rápida. “Ao assumir um compromisso com a melhoria das perspectivas de emprego, a entidade não apenas oferece suporte tangível às pessoas, mas também contribui de maneira significativa para o crescimento sustentável e o progresso contínuo da comunidade como um todo”, destaca o presidente Neander Willrich Port. Segundo Port, a medida também contribui com as empresas da região ao direcionar profissionais qualificados para as vagas em aberto.

Mais informações pelo e-mail [email protected] ou pelas redes sociais da entidade @acinp_nova_petropolis.

Foto: Ricardo Lima/JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato