Pioneira reúne parceiros para apresentação de estratégia construída coletivamente

Pensar o futuro das comunidades que compõem a área de atuação da Sicredi Pioneira é a essência da Estratégia Pioneira, lançada pela cooperativa na manhã desta terça-feira (19/03). Em encontro realizado com mais de 200 pessoas em Nova Petrópolis, foram apresentados os resultados de 45 workshops que reuniram conselheiros, colaboradores, poder público, entidades de classe, parceiros estratégicos e de negócios, representantes do Sistema Sicredi e demais stakeholders da cooperativa ao longo de 2023. O resultado está acessível pelo site www.sicredipioneira.com.br/estrategia. 

Nos encontros realizados no ano passado, o grupo construiu uma série de olhares sobre o futuro das comunidades na área de atuação da cooperativa. A partir desse mapeamento, a Pioneira identificou múltiplos cenários e definiu qual será a sua estratégia para atender, a seu modo, essas necessidades. A partir de 2024, a intenção estratégica da Sicredi Pioneira é “ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante”, que se desdobra em cinco ambições: Local, Inclusiva e Conectada; Sustentável, Educadora e Humana; Hub Acelerador de Comunidades Conscientes; Confiável, Segura e Sólida; e Propósito, Cultura e Estratégia Disseminados. A intenção e as ambições são sustentadas por 10 pilares estratégicos que podem ser conferidos na íntegra no site da Estratégia Pioneira. 

“Esse é o momento de materialização de uma entrega efetiva construída com todo o ecossistema. O grande impacto está em demonstrar o poder do coletivo. Para construir essa estratégia, levantamos muito conteúdo e agora vamos entregar esse material para nossos parceiros. Isso pode, sim, influenciar na construção de suas estratégias. No médio e longo prazo, esse trabalho pode se refletir na estratégia de nossos parceiros de forma a termos visões similares, o que seria muito poderoso em termos de ecossistema”, explica Solon Stahl, diretor-executivo da cooperativa.

Para Solon, o grande diferencial está no modelo de construção coletiva, que não considera o padrão de plano estratégico estanque, com começo, meio e fim. “Estamos estruturados em três partes: propósito, cultura e estratégia. Tudo começa pelo porquê, por que estamos aqui. Depois disso, respondemos como fazemos as coisas, qual é nosso jeito, nossa cultura. A terceira pergunta é o que vamos fazer, que é a estratégia. O propósito de juntos construímos comunidades melhores já é bem conhecido em nossa área de atuação. A cultura, por sua vez, é um elemento mais interno. A estratégia, que é o quê, construímos juntos por meio desses encontros”, explica. A intenção de ser uma cooperativa mais humana, consciente e relevante é fruto da visão dos stakeholders. “A Pioneira está dizendo para o ecossistema que, por mais que ela vá investir em tecnologia, ela vai continuar tendo o trato humano. 

O consciente vem da clareza de que a cooperativa tem de ser uma ferramenta para gerar impacto positivo. Já o relevante é se manter importante no atendimento às necessidades do associado. O associado que quiser ter uma solução financeira precisa encontrá-la na Sicredi”, resume o diretor.

Foto: Ricardo Lima/ JNP

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato