Possível surto de meningite em Nova Petrópolis preocupa autoridades de Saúde

Na tarde de terça-feira, dia 22, foi detectado um caso de Meningite em uma criança na Escola Dona Ignez Cechinni Deppe, no Bairro Logradouro. O fato fez com que muitos pais não levassem as crianças à creche nesta quarta. A doença não é comum, visto que hoje as autoridades de saúde vacinam as crianças contra a doença.
A Secretaria de Saúde emitiu um comunicado aos pais das crianças das EMEIS de Nova Petrópolis, que se lê na integra:
Prezados Pais:
Gostaríamos de informar a todos que foi identificado um caso de meningite bacteriana em uma criança na Escola Dona Ignez. Estamos tomando todas as medidas necessárias para garantir a segurança e o bem-estar dos alunos e funcionários.
A meningite bacteriana é uma infecção rara, mas grave, que afeta as membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A criança está recebendo tratamento médico adequado e a sua condição está sendo monitorada de perto.
Para tranquilizá-los, queremos salientar que a meningite não é altamente contagiosa e não se espalha facilmente. No entanto, é importante estar ciente dos sintomas, que podem incluir febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez no pescoço e sensibilidade à luz. Caso você ou seu filho apresente algum desses sintomas, recomendamos que consulte um médico imediatamente.
Estamos trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de saúde pertinentes para garantir que todas as precauções sejam tomadas. As salas de aula e áreas comuns da escola estão sendo minunciosamente limpas e desinfetadas, conforme as diretrizes recomendadas.
Reforçamos a importância de bons hábitos de higiene, como lavar as mãos regularmente, para ajudar a prevenir a propagação de doenças infecciosas.
Estamos comprometidos em manter a transparência e fornecer atualizações regulares à medida que a situação evolui. Se tiver dúvidas ou preocupações, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco.
Agradecemos a compreensão e cooperação de todos desse momento desafiador. Atenciosamente,
Martim Egídio Vontobel Wissmann - Secretário Municipal de Saúde e Assistência Social
No Brasil, a meningite bacteriana é considerada endêmica, com casos esperados ao longo de todo o ano e ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. As meningites bacterianas são mais comuns no outono-inverno e as virais na primavera-verão. Entre os anos de 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de meningite em território nacional.
Até o momento há a informação extra-oficial de que mais dois casos teriam sido registrados em outra escola, mas a informação não foi confirmada oficialmente.

Imagem: Ministério da Saúde/ Divulgação

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato