Prefeitura pretende realizar reunião com artistas que tiveram obras perdidas

Nos últimos dias, tem tido repercussão na cidade o fato de alguns ovos de páscoa terem sido repintados para serem reaproveitados como itens decorativos. Artistas que em 2018 e 2019 realizaram pinturas nos mesmos ovos de fibra (que tem 2,5m de largura e mais de 5,3m de altura), se sentiram atingidos, pois “as obras foram apagadas e não foi valorizada a expressão cultural e a arte contida nos itens”, conforme eles.
Uma das artistas, Zana Costa, que realizou uma das pinturas, conversou com a reportagem, onde afirmou que a Administração Municipal irá fazer uma reunião com os artistas na quarta-feira, dia 03, pela manhã, no gabinete municipal. “Nossa intenção foi tornar público o fato, para que isso não se repita e para promoção da educação e da arte; tenho vários questionamentos, mas foi agendada uma reunião pra dia 03 com os artistas, vou levar as tais questões, pois precisamos de respostas” disse Zana.
O DESENROLAR DA HISTÓRIA
Na quarta-feira, dia 27 de março, surgiram manifestos nas redes sociais, com fotos da época em que os artistas realizaram as pinturas, e a comparação com os ovos colocados nas rótulas da cidade, com repintura simples de fundo branco e corações. Cerca de 15 pinturas de artistas diferentes da cidade, que tinham como temática a páscoa nos diferentes países, foram sobrepostas nos seis ovos. O grupo de artistas lancou uma carta aberta à comunidade. “Não temos mais palavras para expressar o descaso com os artistas locais e suas obras. Enquanto algumas cidades constroem espaços para tornar acessível a Arte para suacomunidade e dar visibilidade à produção de seus artistas, fomentando a cultura e a expressão artística, vemos em nosso município o apagamento da cultura atual construída. Uma cidade que valoriza tanto a cultura de seus antepassados, mas não se mostrou capaz de valorizar a cultura que é produzida hoje” diz parte da nota.
Na quinta-feira, dia 28, a Administração Municipal lançou Nota Oficial, afirmando que “com o passar dos anos, as peças sofreram deterioração, e em 2023 foram realizados reparos nas estruturas, utilizando-as no evento Magia da Páscoa daquele ano; em 2024, no entanto, com o avanço da deterioração, não foi mais possível fazer uma reforma estrutural que mantivesse a pintura original, conforme a empresa especializada contratada pelo Município”. A mesma nota ainda afirmou que a Administração Pública “sensibiliza-se com o desconforto porventura causado, ressalvando que jamais agiu em desconsideração aos artistas e demais envolvidos”.
No sábado, dia 30, a partir das 09h30, o grupo se reuniu na Praça dos Brinquedos, realizando uma passeata em algumas rótulas onde estão os ovos, agora decorativos. Vestidos de preto, os representantes do movimento, intitulado “Era Arte” realizaram discursos em prol da liberdade de expressão e artística. “A manifestação é uma forma de expressar o descontentamento com o ocorrido; não era decoração, eram obra de arte feitas por voluntários, e eles deveriam ter sido comunicados de que os ovos originais estavam com algum problema, mas não descobrirem dessa forma que as obras foram apagadas” disse a vereadora Katia Zummach, que participou do manifesto. O evento encerrou ainda antes do meio dia, tendo a presença de mais de 40 pessoas.

Foto: Marcelo Moura/ Divulgação

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato