Programa Pontes do Sul inicia na próxima semana as obras da ponte provisória de Vila Cristina

Em uma reunião que contou com representantes das prefeituras de Caxias do Sul e Nova Petrópolis, ficou decidido que as obras para a construção da ponte provisória sobre o Rio Caí em Vila Cristina, que serão executadas pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul, formado pela JB Engenharia e pela Alsus Infra, começarão na semana que vem. Diante da previsão de chuva para sexta (9) e sábado (10), está tudo organizado para que as máquinas cheguem ao leito do rio na próxima semana.
Conforme o Eng. Jeferson Dal Bello, idealizador do Pontes do Sul e responsável pela construção da ponte de Nova Roma do Sul, há uma previsão de 15 dias de tempo bom a partir da semana que vem, e os trabalhos nas margens do rio devem ser executados neste período. “O trabalho técnico, que envolve projeto, planejamento de equipes, compra de materiais e locação de obra, já está em andamento desde o dia 5 de agosto”, completa.
A ponte de Vila Cristina terá galerias de 33 metros e 39,6 metros de comprimento e um custo de R$ 1.854.957,49. Terá apenas uma via e capacidade de tráfego para todos os tipos de veículos, incluindo caminhões. Uma das vantagens das pontes feitas em galerias é a rapidez da obra. “Como essas pontes usam peças pré-moldadas padronizadas, não é necessário esperar pela cura do concreto das galerias no local, somente da pista de rodagem, o que agiliza o processo”, explica o engenheiro.
Diante dos problemas causados pela falta de acesso entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, houve uma aposta nesta estrutura, de forma a reestabelecer o tráfego o mais rápido possível. A previsão de entrega é de 30 dias a partir do início dos trabalhos no leito do rio. Esse prazo, porém, é condicionado às condições climáticas. O financiamento da ponte será por meio de uma campanha de arrecadação coordenada pela CDL de Nova Petrópolis. A chave pix para contribuir é [email protected].
O Programa de Aceleração Pontes do Sul é responsável, também, pela construção de outras duas pontes: entre Cotiporã e Bento Gonçalves (sobre o Rio das Antas) e entre Cotiporã e Dois Lajeados (sobre o Rio Carreiro).
COMO O PROGRAMA FUNCIONA
O site www.pontesdosul.com.br tem formulários para três agentes fundamentais:
- Quem precisa de ponte
- Quem quer ser parceiro ajudando de alguma forma no custo
- Quem pode oferecer serviços de integração (obras das cabeceiras)
A partir dos cadastros, a JB Engenharia confere a necessidade, avalia a viabilidade e oferece o projeto mais adequado.
Conforme o investimento for captado - seja via comunidade, poder público, empresas privadas -, a obra é executada com a velocidade que o Rio Grande do Sul precisa.

Crédito das imagens: Isaac Merlo

Áreas de Cobertura

Nova Petrópolis e Picada Café

Entre em Contato