A Sicredi Pioneira está celebrando a marca de 250 mil associados, conquistada em março de 2024. A cooperativa, que é a primeira instituição financeira da América Latina, com 121 anos, atua nas áreas de pessoa física, pessoa jurídica e agro. O marco anterior, de 150 para 200 mil associados, demorou cerca de dois anos e meio para acontecer. Dessa vez, o salto de 50 mil associados ocorreu em pouco mais de um ano e meio.
Conforme Solon Stahl, diretor-executivo da Pioneira, a importância de ter atingido esse número de sócios está no aumento da capacidade de gerar resultados positivos. “A cooperativa é um instrumento de organização econômica das comunidades. Por isso, também acaba sendo um instrumento de transformação social. Ela é um meio, uma ferramenta a serviço de seu propósito. Porém, necessita do resultado econômico para poder se manter e, principalmente, para poder financiar esse objetivo. Então, a celebração não é pela marca atingida, mas pela maior força que nosso propósito atinge”, reforça.
O diretor estima que um conjunto de elementos tenha contribuído para o salto de 50 mil associados ter sido registrado antes do salto anterior. “Podemos resumir dizendo que esse é o reconhecimento que as comunidades estão tendo da nossa presença e interesse genuíno em impactar positivamente, junto a uma maior presença de marca combinada com canais digitais que facilitam muito a entrada de novos associados. É um reflexo da nossa atuação consciente em nome de um propósito”, defende.