Uma das maiores produtoras de calçados da América Latina, a Coopershoes Cooperativa de Trabalho e Indústria de Calçados será homenageada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul no próximo dia 17 pelos seus 25 anos de atividade. Com sede no município de Picada Café e cinco plantas industriais distribuídas no Brasil e Argentina, a Coopershoes tem capacidade produtiva de 10 milhões de pares/ano e exporta para o Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Bolívia e Equador.
A proposição é do deputado estadual Elton Weber (PSB), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop-RS). O ato acontecerá no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, às 13h30min, com presença do presidente Vilmar Zanchin (MDB) e diretores da empresa, fundada em 3 de setembro de 1998. Com dez mil colaboradores e terceirizados, a Coopershoes produz calçados vulcanizados e esportivos para marcas internacionais, como a Converse e a Topper. Desde 2001, o grupo é integrado pela Topshoes.
O deputado ressalta a história da cooperativa, fundada por um grupo de 227 trabalhadores, ex-funcionários de uma empresa calçadista que encerrou suas atividades, e hoje está instalada em pequenas cidades, com uma relação estreita com as comunidades locais "É uma empresa que mantem os princípios cooperativistas desde o princípio. Unidos, esses trabalhadores se reuniram e criaram num novo negócio, transformando a Coopershoes nesta potência do ramo calçadista que investe em tecnologia, modernização de processos e nas pessoas", disse o parlamentar.